Jacundá inicia o Maio Amarelo sem mortes no trânsito há quatro meses

Sob nova direção, o Departamento Municipal de Transito Urbano de Jacundá (DMTU) tem alcançado números capazes de fazer qualquer cidade se orgulhar: estamos sem nenhum acidente com vítimas fatais há quatro meses. Para esse levantamento de dados, o DMTU faz o acompanhamento mensal cruzando informações sobre internações no Hospital Municipal. O último relatório, em que constam informações relativas ao mês de abril, relaciona um total de 57 acidentes, onde 56 foram considerados leves.

Este mês, o Departamento está engajado nas ações do Maio Amarelo, que é a campanha nacional pela responsabilidade no trânsito e deve seguir atuando na educação dos condutores da cidade. “Quem dirige um veículo tem a obrigação de conhecer o Código de Trânsito Brasileiro. Medidas como obrigatoriedade do uso de capacete, limite de passageiros em motocicletas, proibição de condução sob o efeito de álcool, foram estabelecidas para que a vida seja preservada. É o que acontece hoje em Jacundá”, avaliou o diretor Joilson Pedroso.

Vale lembrar que a redução desse índice de acidentes fatais e consequentemente internações significa uma economia real na rede municipal de saúde. Segundo o Sistema de Informações Hospitalares do Serviço Único de Saúde (SIH/SUS), vítimas de acidentes de trânsito ficam internadas por aproximadamente seis dias. Ainda segundo dados do órgão, essas internações custam em média R$1.355,17 aos cofres públicos.

“Mais do que nunca, essa economia é importante para o município, sobretudo se considerarmos que estamos vivendo uma pandemia. Nosso sistema de saúde precisa corresponder da melhor maneira e quanto mais internações forem evitadas por outras causas, melhor para todos nós”, considerou o prefeito Itonir Tavares. “Trânsito seguro se faz com conscientização e vamos continuar trabalhando por isso”.