Covid-19: Secretaria de Saúde inicia mutirão de vacinação “porta-a-porta”

As equipes de saúde do município iniciam nessa quarta-feira (1º) uma busca ativa por pessoas não vacinadas contra a Covid-19, em Jacundá. A ação inicia pelas ruas do Residencial Arraias, a partir das 8h. O anúncio foi feito em uma reunião realizada com servidores da Saúde, na tarde desta terça-feira (30), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (Acij). Empreendedores de bares e casas noturnas também acompanharam a conversa.

Atualmente, apenas cerca de 30% da população de Jacundá está totalmente vacinada contra a Covid-19, mesmo imunizantes disponíveis em todas as unidades de saúde. Para a secretária de Saúde do município, Irailde Bizarrias, a resistência das pessoas ainda é o maior entrave para a expansão da cobertura vacinal. “A população vem relaxando com os cuidados, mas nós precisamos agir e a imunização é a nossa melhor arma. Vamos bater de porta em porta, tirar as dúvidas das pessoas e levar a vacina até essa parcela da população que ainda resiste”, explicou a secretária.

O prefeito Itonir Tavares ressaltou que, ao contrário do que se viu em várias cidades do país, desde o início da vacinação, nunca faltou imunizante em Jacundá. Ele avaliou que baixa procura das pessoas pelas vacinas se deve à desinformação e fez um apelo aos servidores. “Estamos em vias de enfrentar uma nova onda de contágio de uma variante ainda mais perigosa e precisamos de um engajamento ainda maior da população e, principalmente, das equipes de Saúde. Estão sobrando doses de vacina e as pessoas não procuram se proteger”, disse o prefeito. “Vamos tomar medidas ais incisivas agora para evitar um colapso nos próximos meses”.

As próximas localidades a receberem o mutirão de vacinação serão anunciadas nos perfis oficiais da Prefeitura nas redes sociais.