Nova proposta de mercado Municipal é apresentada a feirantes

A segunda reunião entre Prefeitura de Jacundá e representantes dos feirantes foi realizada na tarde dessa terça-feira (30), na Associação Comercial e Industrial de Jacundá (Acij). O projeto apresentado durante o encontro foi reformulado a partir de sugestões dadas pelos próprios trabalhadores na primeira reunião. Entre as mudanças, está a ampliação dos boxes, que agora medem 3m x 5m, a criação e um espaço central para feira livre, onde pequenos produtores poderão vender legumes e hortaliças, por exemplo, sem a necessidade de se estabelecer no mercado. O prefeito Itonir Tavares participou da conversa, acompanhado do secretário municipal de Agricultura e Pesca, Joás Oliveira, além dos engenheiros responsáveis pela proposta, encarregados de tirar qualquer dúvida sobre o projeto. Daniel Silva, que é filho de feirante e trabalha como cabeleireiro na feira, acompanhou a reunião. “Uma pena não terem vindo mais trabalhadores, todos os feirantes precisam conhecer o projeto”, lamentou Daniel sobre a ausência de mais representantes no encontro. Já o cabeleireiro Osvaldo Reis, que também vive da feira, ficou preocupado com o trabalho durante as obras do mercado. “A prefeitura pretende demolir a feira atual para construir o mercado. Mas a gente não pode ficar sem sustento enquanto o mercado não é entregue”, avaliou o feirante. Em atenção às contribuições dos feirantes, Itonir tranquilizou os trabalhadores e reforçou o diálogo aberto com a categoria.

“Nesse período entre o início da obra e a entrega dos boxes, vamos disponibilizar uma área provisória para que todos continuem a trabalhar e não sejam prejudicados”, garantiu o prefeito. “A nossa intenção não é empurrar qualquer proposta de mercado, é discutir com esses trabalhadores um projeto que atenda às necessidades das pessoas que vivem da feira”, concluiu.