O inverno amazônico traz consigo não só as fortes chuvas que caem sobre a região, mas também um inimigo minúsculo capaz de causar muito transtorno: o Aedes aegypti. O mosquito transmite doenças como dengue, zyka e chikungunya e só precisa de um pouco de água acumulada para se proliferar rapidamente.
Por isso, a Secretaria de Saúde de Jacundá orienta a população sobre os cuidados que se deve ter dentro de casa e nos quintais. A principal recomendação é evitar deixar exposto qualquer compartimento ou recipiente que possa acumular água. “Esse é um cuidado muito importante, porque a maior parte dos criadouros do mosquito está dentro de propriedades particulares”, explica a secretária Irailde Bizarrias. “Então, é o alerta que as autoridades reforçam por todo o país. Se cada família limpar o seu quintal, cuidar do seu espaço, os focos de mosquito diminuem e os casos dessas doenças reduzem muito”.
Entre os locais mais comuns onde os agentes de endemias costumam encontrar criadouros do Aedes aegipty, estão:
- Caixas d’água destampadas
- Garrafas viradas para cima
- Pneus velhos
- Pratinhos de vasos de plantas
- Calhas
- Lixo, entulho e lixeiras expostas ao relento
“Esses são itens que a gente mais encontra, mas o fato é que praticamente qualquer coisa, uma folha no chão, uma tampa de garrafa de alumínio, tudo pode virar um foco de mosquito da dengue”, alerta Irailde, frisando a importância de manter os quintais sempre limpos.
Outra atenção que a população precisa ter é em relação aos sintomas. Sentir febre superior a 38°, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas articulações e atrás dos olhos, além de observar manchas pelo corpo, podem ser indicativos de dengue. “Nesses casos, a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima para diagnosticar e iniciar o tratamento o quanto antes. Muita gente acaba tomando medicamentos para tratar algum desses sintomas, mas a automedicação é um erro. O paciente precisa de uma avaliação clínica”, esclarece a secretária.