VI Conferência Municipal de Educação discute inclusão, equidade e qualidade

Nesta terça-feira (14), profissionais da educação, gestores e sociedade civil organizada se reuniram na VI Conferência Municipal de Educação de Jacundá. O evento é um espaço destinado à discussão de propostas de melhorias em diversos aspectos da Educação municipal e foi realizado no auditório da Maçonaria.

Na mesa de abertura, o Conselho Municipal de Educação (CME) foi representado pela presidente Nilva Alves, que destacou a importância da atuação das entidades de controle social. “Nosso conselho é atuante no município e, não à toa, se tornou uma referência para ouros conselhos no estado. Então vejo isso como um exemplo de trabalho bem feito para auxiliar a gestão para a construção de um sistema de educação cada vez melhor”, avaliou Nilva.

Para o vereador Ailton Lima, que falou em nome da Câmara Municipal de Jacundá, esse é um momento para se celebrar o fim de um ano com tantas dificuldades. “Eu desejo que esse dia de trabalho seja produtivo a todos. Sobretudo em um ano que tivemos tantas coisas difíceis para enfrentar, discutir a inclusão e a equidade são fundamentais para mostrar a importância da educação e como fazê-la chegar de maneira mais acessível a todos”, disse o parlamentar. “2021 já foi um ano difícil, por diversas questões, mas especialmente por conta das aulas remotas que obrigaram os educadores a reaprender a lecionar aulas com o auxílio da tecnologia. Por isso, reconhecemos tanto o empenho e dedicação de todos os professores para seguir desempenhando o seu papel”, concluiu a secretária de Educação, Iara Meireles.

Em seu pronunciamento, o prefeito Itonir Tavares lembrou de conferências anteriores e ressaltou como as conferências são importantes para a constante evolução da rede de educação. “Há muito tempo eu acompanho a evolução da educação no município. Mesmo antes de exercer o cargo de prefeito, estive presente em conferências anteriores como representante sindical e até conselheiro, sempre procurando ser presente nessas discussões. Então, entendo a importância desse momento e como esse diálogo é fundamental para construir a educação que queremos para o futuro”, afirmou o prefeito.