Amanhã (19), é dia de Arraiá da Vacinação na Praça Inácio Pinto (em frente à Prefeitura) e, mesmo com tanto tempo de estudo e vários países com imunização maciça pelo mundo, ainda há quem prefira não se vacinar. Por isso, fizemos um apanhado de verdades e mentiras sobre as vacinas disponíveis na nossa rede saúde para que você proteja do vírus e também das fake news. Vamos lá?
As vacinas contra a Covid-19 são seguras – VERDADE
Nenhuma vacina ou medicamento é aprovado para uso no Brasil sem que tenha sido amplamente comprovada a segurança e a eficácia contra a doença. E, mesmo após a aprovação, elas continuam sendo monitoradas.
Vacina contra Covid-19 transmite a doença – MENTIRA
Várias vacinas existentes no mercado, seja contra a Covid-19 ou outra doença, têm como base o vírus inativado, atenuado ou utilizam material sintético. Ou seja, o vírus é inativado ou enfraquecido o suficiente para não causar mal, mas continua capaz de ensinar o corpo humano a produzir anticorpos contra a doença.
As vacinas têm efeitos colaterais – VERDADE
É possível que algumas pessoas tenham efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção, dores de cabeça ou febre, mas são sintomas passageiros. Esses efeitos mostram que o seu sistema imunológico está respondendo à vacina, mas não significam que você está com a doença.
Se tomei a primeira dose da vacina, estou protegido – MENTIRA
Todos os estudos sobre vacinas contra a Covid-19 mostram que a imunização só está completa após a aplicação das duas doses. Portanto, é importante ficar atento à data marcada para aplicação do reforço da vacina, registrado no seu cartão de vacinação.
Após tomar a vacina, posso parar de usar máscara ou aglomerar – MENTIRA
Ainda que você já tenha recebido a segunda dose é preciso manter cuidados essenciais, como distanciamento social e uso de máscara, até que nós estejamos com um percentual seguro de pessoas vacinadas e a taxa de transmissão caia a níveis aceitáveis.
Quem já teve Covid-19 não precisa tomar vacina – MENTIRA
Não existem estudos completos sobre os casos recuperados que têm uma resposta imune duradoura ao novo coronavírus. Portanto, as pessoas que já contraíram o vírus também deverão receber a vacina.
As vacinas alteram o DNA humano – MENTIRA
As vacinas sequer entram em contato com o DNA. Você não vai ver ninguém vai virar jacaré ou ficar magnetizado por aí.