Trânsito: Jacundá está há três meses sem acidentes fatais

0

Desde que a nova gestão assumiu a administração municipal, um intenso trabalho de fiscalização tem sido desempenhado pelo Departamento Municipal de Transito Urbano de Jacundá (DMTU). E os frutos já estão sendo colhidos: há três meses, a cidade não registra um acidente fatal sequer. Sem mortes no trânsito, o número total de acidentes também caiu cerca de 40% nos primeiros meses de 2021.

De acordo com o diretor do DMTU, Joilson Pedroso, o desafio é fazer com as fiscalizações aconteçam nos quatro cantos da cidade. “Durante muito tempo, os agentes ficavam concentrados em locais específicos e já eram até esperados pelos infratores. A nossa estratégia agora é colocar as fiscalizações em pontos estratégicos, para que o condutor entenda que ele pode ser abordado a qualquer momento”, explicou.

Segundo as estatísticas do órgão, as infrações mais comuns são ausência de emplacamento em veículo automotor, condutores de motocicletas pilotando sem capacete e até o flagrante de excesso de passageiros em uma única moto. O DMTU estima que em uma frota de 17 mil veículos circulando na cidade, cerca de 70% está com documento inadimplente. Desse percentual, 85% corresponde a motocicletas.

Para o prefeito Itonir Tavares, o município está melhorando a atuação contra infrações diversas, mas o trânsito de Jacundá poderia ser ainda melhor com a conscientização da população. “Nós fazemos a nossa parte fiscalizando, mas os condutores também precisam colaborar. Se todos dirigissem de forma regular, com documento de ordem e todos os itens de segurança, o DMTU não precisaria aplicar tantas punições”, avaliou Itonir.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade