Técnicos da Sematur passam por treinamento para validação de CAR

0

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur) participaram essa semana de uma capacitação para análise e validação de Cadastro Ambiental Rural (CAR). O treinamento foi ministrado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e teve como objetivo principal proporcionar um nivelamento entre os servidores que atuam diretamente com este serviço, além de ambientar as equipes com a plataforma SICAR, um software que integra as informações das propriedades dos municípios com o sistema do governo estadual.

“Atualmente, a nossa análise é toda off-line. Nós fazemos apenas uma conferência das informações, mas não inserimos informações novas no sistema”, explicou Andrei Bocalon, secretário de Meio Ambiente e Turismo de Jacundá. “Essa é uma capacitação necessária para habilitar o município a fazer análise e validação de CAR, que até então era feita somente pelo estado. Com isso, a intenção da Semas é que esse procedimento seja descentralizado e, consequentemente, simplificado para o produtor rural”, explicou a engenheira ambiental Amanda Rosa, que é técnica da Semas.

Além de Jacundá, técnico de Goianésia do Pará e Rondon do Pará também participaram do treinamento que começou na última segunda-feira (23) e terminou hoje (27). De acordo com Bocalon, o CAR é uma documentação obrigatória por lei e exigida em uma série de benefícios que podem ser concedidos ao produtor rural. “O CAR é um registro eletrônico de todas as informações ambientais de um imóvel rural. Por exemplo, qual é a área de floresta, qual é a área produtiva, se houve desmatamento… e é importante para o produtor que tenta acessar a qualquer tipo de política pública, como crédito rural, financiamentos, aposentadoria, e a prestação dessas informações só traz benefícios ao proprietário”.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade