TCM aprova contas de 2021 da gestão Itonir Tavares

A jornada de desenvolvimento e grandes realizações pela qual passa Jacundá foi reconhecida pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). As contas do primeiro ano da gestão Itonir Tavares foram aprovadas pelo órgão de controle. Em suma, isso significa que o TCM analisou e concluiu que a gestão dos recursos públicos municipais foi feita com responsabilidade e transparência na sua correta aplicação.

Iniciada em janeiro de 2021, a gestão de Itonir Tavares à frente do Executivo Municipal vem sendo marcada pelo equilíbrio financeiro e pelo cuidado com as pessoas. Desde os primeiros dias de governo, compromissos básicos são honrados com o rigor que se espera da gestão pública. “Enfrentamos os primeiros meses de governo com o município desacreditado, até mesmo pelos servidores. Ainda que alguns duvidasse da nossa capacidade de fazer o mínimo, nós conseguimos resgatar a credibilidade começando primeiro com o pagamento dos vencimentos em dia”, lembra o prefeito Itonir Tavares. “Era inaceitável que os servidores públicos se doassem todos os dias ao trabalho e chegassem ao final do mês sem saber se ou quando receberiam seus salários”.

Também em 2021, ainda enfrentando as restrições impostas pela pandemia de covid-19, a Prefeitura de Jacundá fez investimentos sem precedentes, sobretudo nas áreas da Educação, Assistência Social e Saúde. “Esse foi um período em que as aulas remotas eram a nossa única opção para não deixar a Educação parar. Então adquirimos notebooks e estruturamos a rede municipal para que os professores pudessem dar aulas. Criamos o Auxílio Jacundá, que chegou como um apoio para a segurança alimentar de diversas famílias. Fizemos exaustivas campanhas educativas para que a população se prevenisse contra a covid-19 e saímos às ruas conscientizando a população”, disse o prefeito lembrando de algumas ações.

Outra marca dessa gestão é a atenção às comunidades da zona rural, além da formação profissional, fornecida principalmente àqueles que já atuavam com alguma atividade econômica, mas careciam de conhecimentos técnicos na área. “No nosso primeiro ano de governo, fizemos questão de marcar presença nas vilas, por entender que essa é uma parcela importante da população, cuja produção é um pilar importante até para a economia do município. Então entramos com um intenso trabalho de recuperação de vicinais, criamos o Governo Itinerante, que leva serviços essenciais à zona rural e é um sucesso da nossa gestão, além de oferecer cursos de laticínios, compotas, suinocultura, avicultura, panificação… tudo para incentivar o pequeno produtor a crescer”, analisa Itonir. “Estamos fazendo município crescer, mas desenvolvendo a população junto, resgatando no jacundaense a satisfação de viver aqui”.