Semic certifica mais de 70 alunos de cursos profissionalizantes

Mais de 70 alunos concluintes dos cursos de Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial e Costureiro de Máquina Reta e Overloque receberam hoje (22) o certificado que os habilita a atuar nessas áreas no mercado de trabalho. Esses são cursos profissionalizantes que fazem parte da grade de formação do Programa Cidade Qualificada, realizado pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semic), em parceria com o Programa Pará Profissional, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

“Se eu puder deixar uma mensagem aos meus colegas de curso é que não podemos parar por aqui. Nós precisamos ser ousados e buscar ainda mais conhecimento, aproveitando cada oportunidade que nos é oferecida, como esses cursos que estamos encerrando hoje”, disse aluna Sione Carvalho, que foi uma das beneficiadas pelo curso de costura. Ela e os demais concluintes receberam as mãos das autoridades os certificados em uma cerimônia realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (Acij).

Para Carliane Saraiva, diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que foi parceiro na realização dos cursos, os alunos que chegaram ao final dos cursos são verdadeiros vencedores. “Estamos aqui celebrando um momento de gratidão a todos vocês que se empenharam nos cursos e venceram. Tudo na vida requer sacrifício e muitas vezes vemos pais e mães atarefados, tendo que se dividir entre os compromissos pessoais e as aulas, por entender que era uma oportunidade de dar um futuro melhor para suas famílias”, afirmou a diretora. “O governo do Pará tem feito um investimento sem precedentes na educação profissional e superior do Estado e a Sectet tem feito uma revolução nessa área. Hoje, estamos presentes em 56 municípios, com cursos de nível superior, mas no ano que vem todos os 144 municípios paraenses terão, pelo menos, um curso de nível superior no seu território”, adiantou Charles de Sousa, gerente de Tecnologia e Desenvolvimento Social da Sectet.

“Um dos nossos principais objetivos na Semic é qualificar a mão de obra local. Por isso, eventos como esse são tão importantes para nós, porque é quando vemos que os nossos esforços têm dado resultado”, avaliou Carlos Lima, secretário municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio, agradecendo o empenho da equipe da Semic. “Melhorar a educação em todos os níveis foi um compromisso que nós assumimos ainda na campanha eleitoral. Já estamos com turmas de Psicologia. Agora, temos inscrições abertas para o curso de Agronomia, uma área importantíssima para nossa região”, disse o prefeito Itonir Tavares. “Hoje, concluímos aqui mais turmas de cursos profissionalizantes. E eu não tenho palavras para agradecer a confiança de todos vocês no nosso trabalho”, concluiu Itonir.