Saúde recebe novos equipamentos de maternidade e começa a implantar prontuário eletrônico

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 50 computadores completos para utilização nas unidades de saúde. Com os equipamentos, a SMS já está dando início à implantação do sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC).

“Essa é uma evolução para a rede municipal de saúde. O objetivo do sistema é facilitar todos os atendimentos, porque as informações dos usuários ficarão arquivadas e acessíveis a toda a rede de saúde”, explicou a secretária de Saúde, Irailde Bizarrias. “Na prática, o PEC vai permitir a integração de todo o sistema de saúde, para que o histórico de saúde do paciente esteja disponível para acesso desde o Agente Comunitário de Saúde até a Central de Regulação, por exemplo”.

Com a reforma da maioria das unidades de saúde, os equipamentos de informática serão distribuídos à medida em que os serviços forem concluídos. Assim, os servidores passam por uma capacitação e os postinhos já retornam ao funcionamento normal com o sistema implantado.

A maternidade do hospital municipal também ganhou reforços, com a chegada de equipamentos de mobiliários específicos para essa ala. São camas de pré-parto, parto e puerpério, incubadoras, sonar, entre outros. Parte desses equipamentos já está em uso no Hospital Maria Cecília de Oliveira e outra parte deve ser instalada já no novo hospital, que está sendo construído no bairro Santa Helena.