Sala do Empreendedor já realizou mais de 2.500 atendimentos em 2023

0

Neste ano de 2023, a Sala do Empreendedor em Jacundá realizou 2.536 atendimentos, entre os meses de janeiro e novembro. Entre os serviços mais procurados, estão a emissão de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), com 923 atendimentos; nota fiscal, com 411; e Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional para Microempreendedor Individual (DASN-Simei), totalizando 413 atendimentos. Além desses serviços, a Sala do Empreendedor também oferece orientação para criação e atualização da conta GOV, parcelamentos, emissão de certidões, CCMEI, CNPJ, Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), orientações ao crédito e a compras públicas, e formalização, atualização e baixa do MEI.

Inaugurada em 2021, a Sala do Empreendedor de Jacundá é um espaço dedicado a fornecer assessoria especializada a todo empreendedor que deseja abrir, formalizar ou emitir documentos diversos com menos burocracia e mais agilidade. “São números animadores para nós porque mostram que a percepção dos empreendedores locais sobre o nosso trabalho vem sendo cada vez mais positiva e eles passaram a contar mais conosco. Isso reflete diretamente na abertura e formalização de empresas de diversos segmentos. Atualmente, o município conta com 1.696 MEI’s (Microempreendedores Individuais) e esse é um número que tende a crescer e contribuir ainda mais com a economia do município”, analisa a coordenadora da Sala do Empreendedor, Lucyh Lima.

Em outra frente de atuação, a Sala do Empreendedor cria oportunidades de formação, orientação e reciclagem para os empreendedores. Com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Semana do MEI realizou palestras abordando temas relacionados à comunicação, precificação, licitações, qualidade dos produtos e do atendimento. Mais recentemente, a palestra “As competências gerais da BNCC e sua interface com as competências empreendedoras” e, por meio do programa Cidade Empreendedora, o seminário “Cooperativismo e Crédito”.

Para o secretário municipal de Indústria, Comércio e Agronegócio (Semic), Carlos Lima, o trabalho da Sala do Empreendedor mostra o valor que tem o microempreendedor para o município. “É uma parcela importante e que dinamiza a nossa economia. Então é preciso ter um olhar mais sensível para as necessidades dessas empresas e a criação da nossa Sala do Empreendedor surgiu dessa necessidade”. afirma o secretário.

A Sala do Empreendedor nasceu da parceria do município de Jacundá com o Sebrae e atua como um braço da Semic. O espaço está localizado na Rua Alacid Nunes, número 105, bairro Centro, no prédio da Secretaria.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade