Um encontro realizado nessa sexta-feira (16) na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de Jacundá (Sepom), elegeu a comissão executiva do Conselho Municipal da Condição Feminina e discutiu ações prioritárias para esse público. Denise Macedo e Jhenyfer Marcos, representando o Projeto de Desenvolvimento de Assistência Social Dona Flor (Prodasf) e a Secretaria de Assistência de Jacundá, respectivamente, foram eleitas titulares da comissão.
A reunião contou com representantes das secretarias de Educação, Assistência, Saúde, além de organizações que atuam na promoção e garantia de direitos das mulheres na cidade, que tiveram acesso a um balanço dos atendimentos realizados pela Sepom. Só nos primeiros seis meses de 2021, houve um total de 238 situações em que a secretaria precisou atuar. “Nem todos os casos são de violência, mas que deixaram a mulher em vulnerabilidade de alguma forma. Esses números para uma cidade do tamanho de Jacundá dão uma noção de como é importante priorizar a proteção da mulher nas políticas do município”, esclareceu a secretária Marta Costa. “Nesse sentido, a parceria das autoridades de segurança tem sido fundamental. Tanto policiais civis quanto militares estão de prontidão para nos dar o suporte necessário sempre que precisamos de apoio”.
Um dos produtos da reunião foi um calendário de encontros da rede de entidades envolvidas no atendimento de mulheres em Jacundá. De acordo com o prefeito Itonir Tavares, que esteve no encontro, o trabalho de conselheira é um desafio. “Eu sei que esse trabalho não é fácil. Por isso, eu parabenizo vocês pelo interesse e empenho de fazer parte desse conselho. Eu me preocupo especialmente com a situação da violência e com as condições de trabalho dessas mulheres que, em muitos casos, são chefes de família. Por isso, somos parceiros de qualquer iniciativa que promova e assegure os direitos da mulher”, afirmou o prefeito.