Prefeitura certifica 200 concluintes de cursos de qualificação

Em cerimônia realizada na manhã dessa quarta-feira (15), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (Acij), 200 alunos de cursos de qualificação profissional receberam certificado de conclusão. Ao todo, 13 cursos culminaram com a certificação, entre eles estão avicultura, olericultura, derivados do leite e da mandioca, embutidos e defumados.

Para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o importante é não parar no fim das aulas. “Que a partir de agora esse conhecimento seja colocado em prática, pois nós sabemos da importância da agricultura familiar para o abastecimento local. E, por meio de cursos como esses, podemos aperfeiçoar a produção e melhorar nossos produtos”, disse a líder sindical Vera Lúcia.

A oferta de cursos é por meio das secretarias de Agricultura e Pesca (Semap) e Indústria e Comércio (Semic), graças à parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Jacundá (Sinrural) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). “A Prefeitura tem demandado bastante a abertura de novos cursos e, através desse trabalho, estamos vendo nascer uma rede de qualificação de mão de obra que agora está apta a tornar a nossa produção qualitativamente melhor”, afirmou Júlio Adolfo, presidente do Sinrural.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Carlos Lima, os cursos ofereceram também a oportunidade de uma formação de qualidade para os alunos. “Essas pessoas estão recebendo hoje um certificado que é indiscutível e tem reconhecimento em todo o território nacional. Então um novo horizonte se abre a cada um que sai daqui hoje com o seu diploma de conclusão de curso. Isso é muito gratificante”, disse o titular da Semic.