Prefeitos do Compart se reúnem em Jacundá para discutir demandas

Jacundá sediou nessa segunda-feira (11) a primeira reunião de 2022 entre prefeitos das cidades que compõem o Consórcio de Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins (Compart). A entidade é composta por sete municípios (Breu Branco, Goianésia, Itupiranga, Jacundá, Nova Ipixuna, Novo Repartimento e Tucuruí) que se organizaram institucionalmente para cobrar compensações pelas perdas provocadas pela implantação da barragem da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

No encontro, entre outros assuntos, os gestores definiram novas diretrizes para a parceria com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), as dificuldades de cada município em relação às fiscalizações ambientais na região do lago, além de demandas que serão levadas ao conhecimento do governo do estado. “O Compart existe há mais de 20 anos com o objetivo de defender os interesses desses municípios que até hoje lutam por compensações frente à atuação da Eletronorte. Então essa articulação entre os prefeitos é fundamental para que nós estejamos alinhados aos pleitos que podem trazer mais melhorias para nossa região”, avaliou o presidente da entidade Flávio Mezzomo, prefeito de Breu Branco.

“Quando os municípios trabalham juntos, conseguimos nos fazer ouvir e encontramos decisões em conjunto para problemas que afetam aos municípios da região. Por isso, reuniões como essa são tão importantes”, disse o prefeito de Jacundá, Itonir Tavares. Além dos gestores de Breu Branco e Jacundá, os prefeitos de Goianésia, Davi Rocha, e de Nova Ipixuna, Graça Matos, também participaram do encontro. Tucuruí enviou representante. Já Itupiranga e Novo Repartimento não tiveram representação na reunião.