Novo hospital é inaugurado com festa e presença do governador

0

Um antigo sonho se tornou realidade em Jacundá nesta quarta-feira (20). O novo hospital municipal foi entregue à população em clima de festa e com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho. A nova casa de saúde dispõe de 48 leitos divididos em clínica médica, cirúrgica, obstétrica e pediátrica, além de laboratório e atendimentos de urgência e emergência. O hospital também possui recursos para realização de endoscopia e eletroencefalograma. 

“Com a inauguração do novo hospital, estamos resgatando um compromisso que assumimos na campanha e a saúde dá um salto em qualidade de atendimento e velocidade de resposta às necessidades da nossa população. Este é, definitivamente, um dia para ficar na memória do povo jacundaense”, avaliou o prefeito Itonir Tavares.

O governador Helder Barbalho, além de prestigiar a inauguração, efetuou a entrega de um mamógrafo e um aparelho de raio-x, que reforçarão a assistência oferecida aos usuários do novo hospital. “É um hospital pensado para que as mamães de Jacundá possam ter seus bebês em um local digno, com qualidade, segurança, para que não precise mais mandar paciente pra Marabá, Tailândia, Tucuruí, Belém. Há muito tempo que Jacundá precisava ter um hospital público de qualidade para servir à população”, disse o governador.

Entre as autoridades presentes, estavam os vereadores Fogoió, presidente da Câmara Municipal de Jacundá, Ailton Lima, Anilton do Barracão, Clayton Guimarães, Daniel dos Estudantes, Luiz da Colônia, Rafael Garrancho, Raylane Pequena, Nego Lima, Neguinho Mulato, Tcharllys Borges, Tim do Bar e Wilson Rosa. Os parlamentares aproveitaram o evento e a presença da deputada federal Andreia Siqueira, do senador suplente Josenir Nascimento, do vice-prefeito Chapolin e de secretários de governo para entregar ao governador o título de ‘Cidadão Jacundaense’.

A agenda de Helder Barbalho no município também contemplou a entrega de mais de R$3,2 milhões em benefícios do Programa Sua Casa. Ao todo, 371 famílias foram contempladas com recursos que serão investidos em melhorias das suas moradias. Outros 100 trabalhadores autônomos de Jacundá receberam R$200 mil em microcréditos. Os recursos foram concedidos por meio do CredCidadão, programa que concede linhas de crédito como estímulo à economia e ao comércio regional. Além disso, o governador e o prefeito Itonir assinaram Ordem de Serviço para construção de uma creche com estrutura para receber 250 crianças com idade entre 0 e 5 anos e agentes do Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) receberam 20 coletes balísticos.

Melhorias na Saúde

Após mais de cinco anos de obras paralisadas, a Prefeitura de Jacundá retomou a construção do prédio onde funcionaria uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O projeto, pensado à priori quando a cidade tinha 10 mil habitantes a menos, precisou de adequações para abrigar o que agora é o novo Hospital Municipal de Jacundá Maria Cecília de Oliveira, mesmo nome do anterior. A obra foi retomada e concluída com recursos próprios do município.

A entrega do novo hospital municipal de Jacundá faz parte de um conjunto de ações que têm o objetivo de reforçar o atendimento de saúde da rede municipal. Desde o primeiro ano de gestão, essa área tem sido priorizada com a reforma de todas as unidades de saúde do município. As equipes de saúde também passaram a contar com o prontuário eletrônico, que auxilia na informatização e sistematização das informações do paciente em toda a rede. O serviço de regulação também passou por uma profunda reestruturação e a Prefeitura contratou mais médicos especialistas para atuar no município.

Outro avanço foi a realização de cirurgias eletivas aqui mesmo em Jacundá, onde as filas para procedimentos como cirurgias de vesícula e catarata, por exemplo, foram zeradas. “Era vergonhoso. Pacientes esperavam mais de dez anos por uma cirurgia de vesícula. Isso é inadmissível no nosso governo”, afirmou Itonir.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade