Diante de arquibancadas lotadas, a Junina Tradição foi a grande campeã do concurso intermunicipal de quadrilhas do Festival Junino de Jacundá. O resultado foi anunciado ontem (19) pelo prefeito Itonir Tavares. Com a apuração dos votos, a Tradição ficou com 177,8 pontos, a vice-campeã foi a junina Arrastão do Amor (Marabá), que ficou com 177,5 pontos e, em terceiro lugar, a Junina Topa Tudo (Tucuruí) alcançou 177,4 pontos. A avaliação ficou por conta de três jurados convidados da Fundação Cultural do Pará, que julgaram quesitos como figurino, tema e coreografia.
A Junina Tradição foi a única representante de Jacundá no intermunicipal de quadrilhas e levou ao Ginásio Padre Humberto o tema “São João é amor e tradição”. Ao receber o troféu das mãos do prefeito, o marcador Roberto Campos fez um apelo. “Que a cidade de Jacundá valorize cada vez mais a cultura do município, porque a cultura salva vidas”, disse emocionado aos quadrilheiros que comemoravam a vitória.
O Festival Junino, que já havia recebido uma multidão nas duas primeiras noites de programação, superou todas as expectativas de público para a grande final da competição. Durante todo o intermunicipal, 11 quadrilhas de diferentes municípios se apresentaram promovendo um verdadeiro espetáculo para os amantes de festa junina. “2022 marcou o recomeço desse evento, mas nosso objetivo é trabalhar para fazer um festival ainda maior em 2023”, garantiu Itonir.
Com movimento intenso mesmo depois da divulgação do resultado, a última noite de programação do Festival Junino encerrou com show do cantor Charles do Arraiá, que fez uma apresentação cheia de forró para o público.