Na próxima quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D de vacinação contra a Covid-19. As equipes de imunização estarão a postos na Praça Inácio Pinto, em frente à sede da Prefeitura Municipal de Jacundá, a partir das 8h e seguem recebendo o público até as 16h. Para essa fase, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) disponibilizou 280 doses de vacinas para imunizar idosos com 75 anos ou mais.
“Cada remessa de vacina recebida é uma vitória para nós e mais um passo em direção a uma vida mais normal”, avaliou o prefeito Itonir Tavares. No Dia D, haverá atendimento em duas modalidades: o drive-thru, que é a aplicação da vacina sem a necessidade do idoso sair do veículo; e a tenda, para garantir o atendimento de idosos que chegarem em motocicletas, bicicletas ou mesmo a pé. A ideia é montar mutirões como esse conforme novas doses são recebidas para que todas sejam aproveitadas e imunizem o maior número de pessoas possível.
A infecção pelo novo coronavírus caminha para fazer 300 mil vítimas fatais em todo o Brasil e, embora esse cenário seja trágico, em Jacundá, os casos da doença ainda estão sob controle. Segundo os dados mais recentes da Secretaria Municipal de Saúde, dos 1.185 casos confirmados, 1.066 são pacientes recuperados e apenas 28 vieram a óbito. Por mais que esses números tragam uma sensação de tranquilidade, os cuidados devem ser reforçados. O uso de máscara, a higiene das mãos e o distanciamento social são indispensáveis para evitar novos casos de Covid-19.