Jacundá lidera geração de empregos em agosto na Região do Lago

No último mês de agosto, Jacundá ficou no topo do ranking de geração de empregos formais entre os municípios da região do Lago de Tucuruí. Nesse período, nosso município registrou a criação de 155 empregos com carteira assinada e 79 demissões, tendo como saldo positivo 76 empregos formais. Com esse desempenho, Jacundá ficou a frente de municípios como Tucuruí, que gerou 16 vagas de empregos formais, e Novo Repartimento, com 24 vagas de empregos formais.

Os números são do painel de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), formulado a partir de informações do Ministério do Trabalho e Emprego, que acompanha a flutuação mês a mês de contratações e desligamentos em todo o país. “Esse é o resultado do trabalho duro que temos realizado para recuperar a economia do município, principalmente, ao restabelecer um clima de estabilidade em Jacundá. Quando a cidade vive um equilíbrio econômico, os investimentos vêm naturalmente, os empreendedores se arriscam a expandir e, consequentemente, contratar mais”, afirma o prefeito Itonir Tavares. “Esse número ainda é só um começo, mas já é uma evolução para uma economia que ficou tanto tempo sem movimento. Nós queremos mais”.
Ainda segundo as informações do Caged, o setor que mais empregou no período do levantamento foi a Indústria, com 53 contratações. Em seguida, vem o Comércio, com 16 vagas criadas, e o Agronegócio, com 6 postos de trabalho. No entanto, o prefeito frisa que esses números se refere a contratações formais, com carteira assinada e não levam em consideração as políticas de incremento de renda. “Já formamos centenas de pessoas em cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente, além de incentivar o incremento de renda com a nossa política de resgate dos grandes eventos culturais do calendário de Jacundá. A população hoje sabe que pode contar com a chance fazer uma renda extra com programações esportivas, shows, o Dia das Crianças que também está chegando, porque a Prefeitura cria essas oportunidades o ano inteiro”, destaca Itonir.