Jacundá inaugura o primeiro Núcleo de Regularização Fundiária do município

0

Pela primeira vez na história da cidade, Jacundá vai contar com um Núcleo de Regularização Fundiária com uma estrutura local de trabalho. O avanço possível graças a um acordo de cooperação técnica entre o município e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), viabilizado por meio do Programa “Titula Brasil”.

Nesse dia histórico, estiveram presentes o superintendente regional do Incra, Aveilton de Souza, o deputado federal Joaquim Passarinho e os deputados estaduais Doutora Heloísa e Delegado Caveira. Entre as autoridades locais, estavam o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jacundá (Sinrural), Júlio Adolfo, secretários municipais, além de diversos vereadores, representados pelo presidente da Câmara Municipal, Tcharllys Borges.

“Após a conclusão dos treinamentos, os servidores municipais estarão aptos a ir pra campo fazer levantamento das demandas, seja de crédito, de construção de casa, tudo isso visando a titulação definitiva”, explicou o superintendente do Incra, Aveilton de Souza. “Iniciativas como essa, mostram a importância que o produtor rural tem, trazendo um núcleo do Incra aqui para o município, evitando que ele precise se deslocar para Marabá. Isso é o reconhecimento de que o produtor rural, seja do tamanho que for, merece respeito”, afirmou o deputado federal Joaquim Passarinho.

Para o seu Júlio, presidente do Sinrural, hoje Jacundá deu o primeiro passo para a resolução de um problema muito latente entre os produtores rurais. “Entre as pautas do segmento produtivo, essa questão da regularização fundiária é uma das que está no topo. Porque com a regularização, você resolve a questão da falta de segurança jurídica e do acesso a crédito, porque a primeira coisa que os bancos pede é o documento”, avaliou o sindicalista.

Em mensagem ao público presente, o prefeito Itonir Tavares fez questão de ressaltar a importância do trabalho sério e coordenado com vistas ao bem comum da população jacundaense. “Toda oposição é saudável, mas Jacundá já passou quatro anos sofrendo com atrasos e briga política. Não foi um período fácil. É por isso que a única coisa que eu peço às outras lideranças é união. Porque quando trabalhamos juntos, a cidade olha para frente e coisas boas acontecem, como a implantação do atendimento do Incra aqui”, avaliou o prefeito.

Após o descerramento da fita inaugural, o público pôde conhecer a sala onde vai funcionar o escritório dedicado à regularização fundiária. Em seguida, as autoridades fizeram a entrega simbólica de rabetas a produtores rurais previamente cadastrados.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade