Avaliação da Controladoria Geral da União (CGU) colocou Jacundá entre os municípios com mais transparência na gestão de recursos públicos. Para esse levantamento, a CGU considera diversos aspectos, como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesa, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e entre outras. Jacundá nesses quesitos, Jacundá supera inclusive grandes metrópoles brasileiras, ficou com uma nota final de 9,83 e é a 19ª cidade com gestão mais transparente do país. As informações estão disponíveis no site da Controladoria.
Outra vitória para o município é o levantamento do Tesouro Nacional, que coloca Jacundá está no topo da lista de municípios paraenses com mais consistência no fornecimento de informações contábeis e fiscais. A informação consta da Edição 2022 do Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal e tem como objetivo comparar o desempenho dos entes entre as edições de 2021, 2020 e 2019. Jacundá atingiu 98,7% de acertos e chegou ao conceito A, sendo o município com melhor desempenho no estado. No ranking nacional, se comparado aos 5.568 municípios da federação, Jacundá ocupa a 26ª posição.
O ranking demonstra uma significativa melhora na performance de Jacundá, que tem impacto direto na gestão transparente dos recursos públicos do município. “Estamos perseguindo este objetivo desde o primeiro dia de governo. Quando a administração é transparente na aplicação do dinheiro público, a população só tem a ganhar, com obras e serviços de qualidade”, disse o prefeito Itonir Tavares.
O relatório foi publicado na última quarta-feira (29) e a informação foi divulgada em primeira mão pela equipe do Tribunal de Contas dos Municípios do Pará (TCM), durante evento do projeto CAPACITação, realizado em Marabá (PA). Diversos servidores do município participaram as palestras e cursos oferecidos pelo órgão e comemoraram o bom desempenho. “Nós estamos sempre em busca de formação para melhorar o nosso trabalho no município e receber essa notícia hoje, com os aplausos de órgão tão importante como o TCM, para nós, é a prova de que estamos no caminho certo”, avalia a servidora Gilza Souza, do departamento de Convênios da Prefeitura de Jacundá.
Em relação a outros anos, Jacundá deu um salto na aplicação de suas políticas fiscais. Em comparação com o ranking de 2019, por exemplo, o município atingiu apenas 52,6% de acertos, conseguiu apenas um conceito E junto ao Tesouro Nacional e no ranking nacional ficou na posição 4.618, como demonstra o gráfico abaixo:
As informações do ranking são públicas e podem ser conferidas aqui.