Nesta quinta-feira (26), o prefeito de Jacundá, Itonir Tavares, foi empossado como presidente da Junta de Serviço Militar (JSM) do município. A cerimônia de posse foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacundá (Acij). Na oportunidade, o prefeito fez o juramento à bandeira do Brasil e assinou o termo de posse que formaliza a ocupação do cargo. Em Jacundá, é a primeira vez que um prefeito é empossado presidente da JSM.
“A Junta de Serviço Militar tem basicamente dois papeis. O primeiro é realizar o alistamento militar que é obrigatório a todo cidadão do sexo masculino no ano em que completa 18 anos. O segundo é emitir certificados militares, entre eles o de reservista, que é documento obrigatório para assumir cargos em serviços públicos, empregos formais e até vagas nas universidades”, explicou o Tenente Emerson Euzébio, Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização de Marabá.
Para o prefeito, esse é um momento que simboliza a parceria do município de Jacundá com as forças armadas. “Nós estamos aqui hoje para oficializar o apoio da Prefeitura a atuação das forças armadas na nossa cidade. É uma honra poder assumir a presidência hoje e poder contribuir com o exercício da cidadania dos jovens jacundaenses”, afirmou Itonir.
A posse de chefes do executivo municipal presidindo a JSM está prevista na Lei de Serviço Militar e no Regulamento da Lei de Serviço Militar. “Aqui, nós firmamos um compromisso entre município e forças armadas. Isso faz com que a Junta do Serviço Militar seja valorizada e o prefeito conheça a estrutura da JSM e desenvolva adequadamente o trabalho com a população”, concluiu Tenente Euzébio.