Incra capacita servidores para implantação de núcleo do órgão em Jacundá

O dia começou diferente para servidores da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca de Jacundá (Semap). Logo cedo, uma equipe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) chegou para dar início a ciclo de treinamento que vai viabilizar a instalação de um Núcleo Municipal de Regularização Fundiária na cidade.

“O Incra lançou em nível nacional um programa chamado ‘Titula Brasil’ e o município de Jacundá foi dos que aderiu. Como aqui tem áreas de assentamento carentes de regularização, contar com essa parceria vai ser muito bom para que nós consigamos expandir a nossa atuação e acelerar a documentação de terras de famílias que esperam há décadas por isso”, avaliou Claudeck Alves, analisa de Reforma e Desenvolvimento Agrário do Incra.

O servidor Ribamar Parente, técnico em Agropecuária da Semap, era um dos envolvidos na capacitação e estava bastante animado com a possibilidade de contribuir com a regularização fundiária do município. “O título de propriedade da terra é uma segurança jurídica para o produtor. Até no caso de tentar captar recursos junto aos bancos, pois o documento pode ser usado para oferecer a terra como garantia”, afirma.

O prefeito Itonir Tavares teve uma conversa preliminar com os servidores e disse que a intenção é aproximar ainda mais o governo do produtor rural. “Estamos aqui para servir à população e, quanto mais capacitações tivermos para isso, é melhor. O desenvolvimento do setor produtivo passa também pela regularização fundiária e hoje estamos dando um passo importante para facilitar esse processo”, concluiu o prefeito.