Mais de 5 mil pessoas lotaram as arquibancadas do Ginásio Padre Humberto para a primeira noite do Festival Junino de Jacundá, nesta sexta-feira (17). Desde as 18h, diversas quadrilhas e grupos juninos de escolas da rede municipal e particular, além dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, se apresentaram para um público que manteve o ginásio movimentado até o último momento. “É a primeira grande festa junina do município depois de dois anos sem poder celebrar o São João. Nada melhor que retornar em grande estilo! E o nosso objetivo é a cada ano fazer um festejo junino ainda maior”, afirmou o prefeito Itonir Tavares.
Ao todo, foram mais de 30 apresentações. Fora do ginásio, outro grande público aproveitava as várias barracas que ofereciam lanches diversos. A dona de casa Maria do Socorro Pereira, moradora do Bairro Industrial, não perdeu a oportunidade de conferir as coreografias. “É bom a gente ter esses eventos de volta porque traz mais alegria para a cidade, né? Jacundá parece estar voltando a o que era há uns anos atrás”, avaliou.
O Festival Junino é uma realização da Prefeitura de Jacundá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Lazer (Secult), que contou com o envolvimento das secretarias de Assistência Social, Educação, Obras e mais uma equipe multidisciplinar da gestão municipal. “Sem o apoio desses colegas servidores, seria impossível trazer para a população um espetáculo desse tamanho. Por isso, agradeço a parceria de todos os envolvidos”, disse o secretário Fábio Assunção.
Após a apresentação das coreografias, o encerramento ficou por conta do cantor Clésio Rabelo, que fez um show no palco montado na área externa do ginásio. A programação do Festival Junino de Jacundá continua por todo o fim de semana. Neste sábado (18) e domingo (19), grupos juninos de diversos municípios da região estarão na cidade para a competição intermunicipal de quadrilhas.