Exemplo de transparência no Pará, Jacundá adere ao Programa Time Brasil

O termo de adesão do Programa Time Brasil, da Controladoria Geral da União, foi assinado na manhã de hoje (13) pelo prefeito Itonir Tavares. Isso formaliza o compromisso do município de Jacundá com o objetivo de avançar na gestão pública em eixos como Transparência, Integridade e Participação.

A transparência da gestão municipal em Jacundá já havia sido reconhecida em abril deste ano, quando o município foi um dos três paraenses convidados para participar do programa. “Somos exemplo de transparência na gestão de recursos públicos para outras cidades paraenses e isso nos orgulha muito. É sinal de que estamos no caminho certo”, avaliou o prefeito Itonir Tavares. A assinatura do termo de adesão aconteceu em vídeo conferência online, que contou com a participação da equipe do programa, além do superintendente da Controladoria Regional da União, Fábio Braga.

O Time Brasil

Criado em 2019, o Programa Time Brasil tem por objetivo auxiliar no fortalecimento da gestão e de ações de combate à corrupção nas esferas municipal e estadual. O programa busca promover mudanças na administração pública de prefeituras para melhorar a capacidade de detecção e prevenção da corrupção. Alguns dos objetivos do Programa Time Brasil são:

• Promover o aprimoramento da gestão pública por meio da valorização da transparência, integridade e participação social;
  • Apoiar a adoção de medidas para a implementação e disseminação dos dispositivos legais sobre transparência pública;
  • Incentivar a publicação de dados em formato aberto pelos entes federados;
  • Capacitar servidores públicos para que atuem como agentes de mudança no fomento de uma cultura de transparência, integridade e participação social.