No último final de semana, o Torneio de Pesca Esportiva de Jacundá (Torjac) voltou ao calendário de eventos do município e foi um sucesso. Ao todo, cerca de 130 inscrições, entre equipes e pescadores individuais, foram recebidas ao custo de três cestas básicas por participante. Todo o alimento arrecadado será doado para população em vulnerabilidade social do município.
A Vila Santa Rosa, zona rural de Jacundá, foi o ponto de partida das embarcações na décima edição do torneio, que há oito anos não era realizado. Além de participantes jacundaenses, o local recebeu também pescadores de municípios como Marabá, Tucuruí e Breu Branco.
“A gente tem um sentimento de alegria nesses três dias de evento na vila. Com a retomada desse torneio, a gente agradece a toda a equipe das secretarias de governo envolvidas na realização do Torjac e também ao empenho dos nossos amigos, prefeito Itonir Tavares e vice-prefeito Chapolin”, disse o vereador Luiz da Colônia, que é morador da Vila Santa Rosa. “Eu, hoje, me sinto muito feliz de estar participando desse evento, sabendo da dificuldade e do compromisso que o prefeito teve desde o início do seu mandado em resgatar a prática desse esporte”, ressaltou o vereador Fogoió, presidente da Câmara Municipal de Jacundá.
Este ano, a competição ofereceu R$50 mil em prêmios aos vencedores. De acordo com o regulamento, apenas a pesca de Tucunaré foi considerada para fins de competição. Cada equipe pôde apresentar até oito peixes por dia, podendo descartar os dois exemplares menores. O critério adotado para a pontuação será feito considerando-se um ponto por centímetro aferido. Assim, de acordo com a somatória dos pontos, a classificação das equipes com melhor desempenho se deu conforme a relação abaixo:
1º Equipe Arara Azul – 492 pontos
2º Equipe Para Tudo – 387 pontos
3º Equipe Casa da Ração 1 – 369 pontos
4º Equipe Passa Bem – 359 pontos
5º Equipe Espoca Lata – 329 pontos
Um dos vencedores pela equipe Arara Azul é Jeziel Verner, que é amante da pesca esportiva e já participou de outros torneios. “Nós já ganhamos outras competições desse esporte é sempre muito gratificante. Hoje, eu parabenizo a organização, que surpreendeu pelo evento bem feito. A Prefeitura está realmente de parabéns”, disse o pescador. O vencedor da categoria caiaque foi Elvis, que acumulou 120 pontos durante a pescaria. Já as equipes classificadas em 1º e 2º lugar receberam troféu e premiação em dinheiro. Todos os pescadores receberam medalhas pela participação e participaram de um sorteio de prêmios que incluiu um barco Calaça, um motor Mercury Super, três motores elétricos Phatom, um caiaque e seis carretilhas Shimano.
Para o vice-prefeito Chapolin, apesar de ser uma retomada, essa edição do Torjac tem gordinho de primeiro evento. “Esse torneio foi um evento feito com carinho, com amor, pensado para vocês e isso é o principal. Agora, com o retorno do evento, nossa intenção é fazer um Torjac ainda melhor e mais bem estruturado no ano que vem”, prometeu Chapolin.
Já na avaliação do prefeito Itonir Tavares, a realização de eventos públicos traz benefícios não só para quem participa, mas ajuda também a movimentar toda a cadeira econômica que gira em torno do calendário do município. “Nós temos muito a agradecer hoje, mas em especial a cada pescador que acreditou no retorno desse evento, depois de oito anos engavetado”, disse o prefeito. “Resgatar eventos como o Torjac é resgatar políticas de turismo, trazendo visitantes ao nosso lago, além de criar oportunidades de renda para a nossa população. É isso o que fica de legado para as pessoas”.