Em live, Itonir faz apelo para a população se vacinar contra a Covid-19

“Nós pedimos apoio aos comerciantes, pastores, padres, lideranças do município, que nos ajudem nessa guerra e orientem o maior número possível de pessoas a se vacinar contra a Covid-19”, pediu o prefeito Itonir Tavares em live transmitida na noite dessa sexta-feira (3), pelas redes sociais da Prefeitura de Jacundá. “Não queremos tomar medidas mais drásticas. Nossa intenção é evitar que a cidade volte à situação de saturação das unidades de saúde, como já tivemos”, concluiu o prefeito.

Essa semana, a Prefeitura tem feito uma força-tarefa para ampliar a cobertura vacinal com equipes se revezando na busca ativa pela população que ainda não tem o esquema vacinal completo. “Nossa estratégia é proteger a maior parcela possível da população justamente porque estamos às portas das festas de final de ano e as pessoas estão mais propensas a aglomerar e, consequentemente, mais expostas”, explicou a secretária de Saúde Irailde Bizarrias.

Com 52% da população imunizada com a primeira dose da vacina e apenas 30% com a segunda, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu mudar a estratégia e partir para a visita porta-a-porta nos bairros da cidade. Desde a última quarta-feira (1º), quando iniciaram os chamados “arrastões da vacina”, mais de 3 mil doses foram aplicadas no município, o que representa um salto no percentual da população imunizada.

“Nós não temos medido esforços para levar o imunizante até o cidadão jacundaense. O que garante a imunização é o esquema vacinal completo. Por isso, eu faço um pedido: se você tomou a primeira dose, procure tomar a segunda e espere pela dose de reforço. Temos vacinas disponíveis para toda a população”, afirmou Irailde.