Decretos têm medidas mais restritivas contra a Covid-19 em Jacundá

Os decretos municipais de número 55 e 58 foram detalhados hoje (21) em uma live transmitida pela fanpage da Prefeitura no Facebook. Entre as novidades, está a restrição ainda maior de público no interior de estabelecimentos comerciais e a suspensão do atendimento ao público na sede do Executivo Municipal, que passará a exercer somente expediente interno.

Agora, quem circular em espaços e vias públicas ou estabelecimentos comerciais sem máscara está sujeito a multa em dinheiro. Ao comércio em geral, segue permitido o funcionamento de 8h às 18h, mas apenas de segunda a sábado. Aos domingos, apenas serviços considerados essenciais (supermercados, farmácias e postos de combustíveis) estão autorizados a funcionar.

Outras medidas regulam o funcionamento de restaurantes, lanchonetes e conveniências estão com atividades autorizadas com apenas 30% da capacidade de público. Já as academias deverão restringir o acesso a 25 pessoas simultaneamente em suas dependências. Já o limite de público em eventos e reuniões é de 15 pessoas.

Leia aqui o Decreto Municipal n° 55/2021

Leia aqui o Decreto Municipal n° 58/2021

Na transmissão, além do prefeito Itonir Tavares, estavam presentes o vereador Ailton Santos, representando a Câmara de Vereadores; Irailde Bizarrias, secretária Municipal de Saúde; Lícia Souza, coordenadora do Departamento de Vigilância Sanitária; Jéssica Oliveira Vaz, da procuradora jurídica; Gessynael Reis, pelo Conselho Municipal de Saúde; e o tenente coronel da PM Emmet Alexandre. Todos foram unânimes em ressaltar a importância da proteção individual. “Nenhum município do país tem lidado com essa nova onda do Coronavírus com mais tranquilidade que o ano passado e Jacundá não é diferente. Mas nenhum decreto vai conseguir reduzir o contágio, frear a disseminação da doença, se as pessoas não obedecerem”, disse o vereador Ailton, que também é enfermeiro.

Para a secretária de Saúde, outro ponto sensível é a procura tardia pelo atendimento médico, que só acontece quando o paciente já apresenta sintomas graves. “Quando iniciamos o atendimento do paciente, ele já está com um quadro de evolução entre médio e grave de Covid-19, alguns já nos procuram com indicação de intubação”, lamentou Irailde. “Outro problema qeu enfrentamos é a baixa procura de pessoas que já estão nos grupos indicados para vacinação, mesmo com nossos esforços de divulgação para chamar essas pessoas para vacinar”.

“Precisamos da ajuda de todos para superar essa pandemia. Eu peço a compreensão e colaboração dos amigos do comércio, porque nós não queremos chegar ao ponto de paralisar a principal atividade econômica do município e acabar agravando uma crise que já é enorme. Mas nós não vamos tolerar o desrespeito aos decretos que emitimos hoje”, alertou Itonir. “Enquanto a vacina não chega para todos, nós fazemos um apelo para que você fique em casa sempre que puder, use máscara e evite aglomerações. Não podemos brincar com vidas”, concluiu o prefeito.