A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Sepom) celebrou hoje (23) a conclusão de 10 alunas do curso de Corte e Costura. As aulas foram oferecidas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato de Produtores Rurais de Jacundá (Sinrural).
Para a aluna Raymunda Lavoura, que trabalha como cozinheira, foi uma oportunidade e tanto para aprender um novo ofício. “Eu soube por uma amiga que teria o curso aqui e não pude deixar de participar. As aulas foram ótimas e agora eu só quero me aperfeiçoar”, contou orgulhosa mostrando que usava um vestido feito por ela mesma (foto abaixo).
O curso teve duração de 80 horas e, ao todo, as novas costureiras produziram mais de 150 peças, entre roupas adultas e infantis, a partir de material fornecido pela Prefeitura e pelo Sinrural. “Essas mulheres saem daqui com um vasto conhecimento em moldes e acabamentos, que pode ser aproveitado para produção de lençóis para ao hospital municipal ou de uniformes para os servidores, por exemplo”, explicou a secretária Marta Costa.
O encerramento do curso contou com um almoço oferecido às novas costureiras e às autoridades. O prefeito Itonir Tavares fez questão de participar e parabenizou as mulheres que concluíram o curso. “O que a gente viu hoje aqui, são mulheres que vão para casa com a oportunidade de gerar própria renda. Hoje, estamos formando uma turma, mas eu já deixo aqui a intenção de auxiliar essas mulheres a criar uma cooperativa para profissionalizar ainda mais essa produção”, avaliou o prefeito.