Covid-19: Jacundá tem a terceira menor taxa de letalidade da região

0

Com população estimada em 59 mil habitantes, Jacundá tem uma taxa de letalidade de 2,77% em casos confirmados de Covid-19. Esse é o terceiro melhor índice da Região do Lago de Tucuruí, onde o município perde apenas para Nova Ipixuna (1,95%) e Goianésia (2,07%), de acordo com o monitoramento feito pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde o início da pandemia.

Isso significa que, em números absolutos, dos 1.767 casos confirmados da doença até agora, a imensa maioria se recuperou. Ao todo, são 1.474 pacientes que voltaram para suas famílias e hoje celebram a oportunidade de nascer de novo. O Antônio José (foto) é dono de uma dessas histórias vitoriosas. “Eu perdi cunhado, tio, avó, mas eu sou um vencedor. Eu consegui vencer a Covid”, disse o paciente ao receber alta do Hospital Municipal de Jacundá.

Apesar do bom desempenho, os 49 óbitos registrados não são dignos de comemoração e, na avaliação da secretária de Saúde, Irailde Bizarrias, a situação ainda merece cautela. “Nós não medimos esforços para controlar a pandemia, mas estamos lutando contra um vírus e a cooperação da população é fundamental nesse sentido”, reforçou a secretária.

Outro dado importante é a taxa de ocupação de leitos que no município está em cerca de 56%. Essa situação ainda é mais confortável que a maioria dos municípios paraenses. No entanto, esse controle depende muito das medidas preventivas. “Por isso, sempre frisamos a necessidade de continuar com os cuidados, como evitar aglomeração, higienizar as mãos e, principalmente, usar máscara sempre”, concluiu a secretária Irailde.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade