Conselheiros tutelares são diplomados nesta terça-feira (28)

Na noite desta terça-feira (28), conselheiros tutelares escolhidos nas eleições do último dia 1º de outubro serão diplomados. Este momento é solene e credencia os conselheiros para assumir efetivamente a função de promover e proteger os direitos de crianças e adolescentes no município.

“Cuidar da promoção e manutenção dos direitos da infância e adolescência é um dever de todos, mas são os conselheiros tutelares os guardiões do Estatuto da Criança e do Adolescente”, explica a presidente da Comissão Eleitoral do pleito que elegeu os novos conselheiros, Regiani Raulik. “Em um mundo cada vez mais complexo, as crianças e os adolescentes estão cada vez mais expostos a riscos que nem sempre deixam marcas visíveis, mas que todos nós devemos saber reconhecer. A violência física, a exploração sexual, o trabalho infantil, por exemplo”.

A cerimônia está marcada para 19 horas, no plenário da Câmara Municipal de Jacundá. Após a diplomação, o próximo passo para os novos conselheiros tutelares é a cerimônia de posse, que está marcada para o dia 10 de janeiro de 2024. Após empossados, eles exercem os cargos no período do quadriênio 2024-2027.