Jacundá recebeu essa semana mais uma remessa de vacina contra a Covid-19. Dessa vez, são 1.500 doses que chegam para potencializar imunização na cidade e o calendário chega à população de 33 anos ou mais, com ou sem comorbidades. “Esse é um momento importante, pois cada grupo de pessoas mais jovens que atingimos é uma população maior”, foi como Irailde Bizarrias, secretária de Saúde de Jacundá, classificou essa etapa.
Segundo os dados mais recentes levantados pela Secretaria Municipal de Saúde, 16.224 doses foram aplicadas. Esse número corresponde tanto à primeira dose quanto à segunda ou a vacina de dose única. No total, o município havia recebido até então 20.995 doses e vem adaptando o cronograma de vacinação de maneira que não falte imunizante. “O ideal seria abrir a vacinação para todas as idades, mas a forma como a distribuição da vacina vem sendo feita aos municípios exige que a secretaria se planeje. Nossa preocupação é ter sempre disponível a segunda dose sem precisar suspender o calendário da primeira dose por falta de vacina, como vem acontecendo em outras cidades”, explicou a secretária.
Sobre a vacinação
A partir dessa sexta-feira (16), os grupos a serem vacinados são pessoas com 33 anos ou mais (com ou sem comorbidades), trabalhadores do comércio e população ribeirinha maior de 18 anos. A imunização ocorre entre 8h e 14h, no Setor de Imunização, que fica na Rua Minas Gerais, número 5, bairro Centro (antiga Vigilância Sanitária). Para receber a imunização, basta levar RG, CPF, cartão de vacinação e cartão do SUS.