Mais de 5 mil pessoas estiveram na noite desta sexta-feira (16) no Ginásio Padre Humberto, para a abertura do Festival Jacunina, o festejo junino municipal de Jacundá. A primeira noite do evento foi toda dedicada às apresentações folclóricas das escolas e projetos sociais do município e comoveu o público com performances criativas e cheias de emoção.
“Essa é uma época do ano muito especial para nós porque é uma festa muito democrática. O ginásio fica lotado de pessoas de todos os bairros de Jacundá, vem famílias inteiras, a gente prestigia a produção cultural local e ainda promove uma noite que fica na memória da população”, disse o prefeito Itonir Tavares. “Nós trabalhamos muito para realizar esse festival, mas a festa não é nossa, é de todo o município”.
Com o prefeito, estiveram presentes os vereadores Raylane Pequena, Nego Lima, Anilton do Barracão, Rafael Garrancho, Wilson Rosa e Fogoió, presidente da Câmara Municipal, além de secretários de governo. “Essa é uma noite de festa porque celebra todo um trabalho de resgate cultural que vem sendo feito no município e a Câmara tem sido parceira nessas ações”, disse o vereador Fogoió.
A dona Eunice Pereira, moradora do bairro Industrial, aproveitou para trazer os netos para lanchar e brincar no Ginásio. “Eu estou achando ótimo porque começa cedo e, para nós que temos criança em casa, é muito bom. A gente precisa de eventos assim”, afirmou Eunice. Já para Manoel de Souza, essa foi uma oportunidade para fazer um dinheiro extra com a venda de carne na chapa. “Esses eventos ajudam muito no orçamento de casa. Eu gosto bastante porque a gente dá uma respirada, não é? Esse festejo chegou em boa hora”, disse o informal.
A programação do Festival Jacunina continua neste sábado (17), com o início das competições entre quadrilhas e apresentações das juninas de municípios vizinhos. A partir das 17h30, os portões do ginásio já estão abertos.