Estudantes da rede municipal de ensino iniciaram hoje (1) o segundo semestre letivo de 2021, após um ano e cinco meses de aulas presenciais suspensas em função da pandemia de Covid-19. Enquanto as aulas remotas eram desenvolvidas, todas as escolas do município entraram em reforma, foram adaptadas e as equipes foram capacitadas para receber novamente os alunos.
Logo no portão de entrada, há aferição de temperatura dos alunos, exigência de máscara e disponibilização de álcool em gel para higiene das mãos, além de outras medidas previstas no plano de retomada desenvolvido pela Secretaria de Educação, em parceria com a Secretaria de Saúde. Nas salas de aulas, há demarcação de espaço entre carteiras, além de limite da área de circulação dos professores.
A volta às aulas acontece de forma escalonada, em que as turmas foram divididas em grupos que irão até as escolas em dias alternados. Uma forma de reduzir aglomerações e, consequentemente, riscos à saúde. “Nós também propusemos aos pais que assinassem um termo de consentimento, onde a família se compromete a orientar o aluno também em casa sobre as medidas sanitárias e a comunicar a escola, caso o estudante apresente qualquer sintoma que possa indicar contaminação pela Covid-19”, explicou a professora Alexsandra Tibúrcio, diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rosália Corrêa, no bairro Santa Rita.
O prefeito Itonir Tavares e o vice-prefeito Celso Marcos, o Chapolin, visitaram algumas unidades de ensino para dar as boas-vindas aos alunos. Acompanhados da secretária municipal de Educação, Iara Meireles, eles conversaram com as equipes das escolas sobre a importância de um retorno seguro. “Todas as decisões que tomamos até hoje foram com base no cenário epidemiológico. A partir de agora, o retorno de outras turmas vai depender do controle dentro de sala e do avanço da vacinação, com a cobertura de uma parcela cada vez maior da população protegida”, pontuou o prefeito.
Nesse primeiro momento, apenas para turmas do 5° e 9° ano do ensino fundamental e 2ª a 4ª etapa do EJA e CEJA estão de volta às salas de aula. Alunos das demais turmas, Educação Infantil e Educação no Campo devem retornar em breve e, por enquanto, continuam com atividades on-line e impressas.