Educação Escolar Indígena de Jacundá em Momento Histórico.

Foi realizado dia 23 de Junho de 2018, na Aldeia Nova Jacundá, o II Encontro Cultural da Escola Indígena Karaí Guaxu. O evento contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas, dentre elas podemos destacar alunos, gestores escolares, professores e pessoal de apoio das escolas: Teotônio Apinagés, Maria da Glória e Cristo Rei. Participaram ainda da culminância do projeto representantes das Escolas do Campo: Paraíso da Infância, Boa Ventura, Morajuba, São Geraldo e Nossa Senhora da Conceição.

No evento também contamos também com representantes da: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Centro de Referência de Assistência Social de Nova Ipixuna (CRAS) e Pastoral da Juventude de Marabá (PJ).
O II Encontro Cultural da Escola Indígena Karaí Guaxu teve como atrações: danças, músicas, apresentação de quadrilhas, pinturas corporal indígena e venda de artesanatos indígenas Guarani Mbya.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Jacundá, através da Secretária Municipal de Educação, que direcionou meios para que o Departamento de Educação do Campo pudesse conduzir e direcionar todo andamento deste grandioso projeto.

O momento foi oportuno para mostrar a importância da valorização da Cultura Indígena Guarani Mbya, diante da desvalorização histórica de todas as comunidades indígenas de forma geral. Saber que temos uma comunidade indígena pertencente à nossa cidade é algo que nos orgulha e faz com que sintam-se importantes por sua história é o mínimo que devemos fazer. Contamos com a palestra da Antropóloga Doutora Rosani Fernandes, professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pela UNIFESSPA, que trouxe uma palestra esclarecedora acerca das questões indígenas relacionadas ao povo Guarani Mbya.

O DECAMP destaca a garra e perseverança de duas professoras que realmente abraçaram a causa e fizeram com que o evento realmente acontecesse: Clerismar Pereira e Vanessa Araújo. Parabéns pela dedicação do Cacique Leonardo Lopes, professores Edimar Pereira Guarany e Maria Regina Lopes de Souza Guarany, e toda a Comunidade Indígena Guarani Mbya, que souberam conduzir o andamento para que o evento realmente tornasse-se um sucesso. Parabéns ao Departamento de Educação do Campo, coordenado pelos professores Genilson de Sousa e Alzira Alves.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Jacundá, Secretaria Municipal de Educação, Comunidade Indígena Guarani Mbya, Educadores Indígenas e não-indígenas da Escola Karaí Guaxu e Departamento de Educação do Campo (DECAMP).